24 fevereiro 2006

No Natal fizemos....

Assinalámos a época natalícia com a construção de uma árvore com livros! infelizmente as fotos perderam-se...
Albergámos uma exposição de trabalhos produzidos no âmbito de uma actividade dinamizada pela turma do 8º1: "Uma mensagem de natal ecológica" e que foi realizada por todas as escolas do nosso agrupamento.
Criámos um marcador de livros que tivemos à venda para angariar alguns fundos:

Os marcadores tinham uma frase linda escrita pela nossa Teresa Marques (anda sempre de mão dada connosco!!)

14 fevereiro 2006

"Onde tudo começou"

Alguém que nos é muito especial, disse que somos um cantinho delicioso! Obrigado pelo destaque, obrigado por nos mostrares às "aranhas" que aparecem pela tua teia.
Continuamos a semear flores por aqui! Apesar da escola nova nunca mais chegar, apesar de não termos dinheiro para nada, sonhamos todos os dias em fazer, fazer, fazer....

Obrigado Teresa!

blog educativo da semana!

Fomos escolhidos para iniciar uma nova rubrica do Centro de Competência crie da ESE de Setúbal!!






Como forma de divulgar boas práticas, foi criada uma nova rubrica, que pretende divulgar um blog educativo por semana. O nosso blog, que ainda nem há um mês foi "inaugurado", foi considerado como um exemplo de uma «boa prática de utilização desta ferramenta ao serviço da educação»


Obrigado!

10 fevereiro 2006

Feira da Ladra



Em Dezembro tivemos a Feira da Ladra, um grande sucesso! Muitos professores e funcionários a trazerem "donativos" e muitos alunos a fazerem as suas comprinhas.

Feira do Livro usado



Em Novembro tivemos a nossa Feira do livro usado.

09 fevereiro 2006

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares


Todos os anos, na quarta segunda-feira do mês de Outubro, se comemora o Dia Internacional da Bibliotecas Escolares. Este ano, essa data foi no dia 24. O nosso Agrupamento (Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi) convidou a professora Teresa Marques, autora dos livros "Das Palavras" e "Provérbios Despenteados", para nos visitar. Na impossibilidade de o fazer nesse dia, esteve connosco no dia 25. primeiramente foi à Escola dos Pinheirinhos e depois, pelas 11 horas, veio à nossa escola. A turma do 9º3, da Professora Isabel Biguino, foi aos Pinheirinhos, no dia 24, ler o conto tradicional português "O coelhinho Branco". Aqui na escola fez-se a inauguração da exposição "...das palavras e outras histórias contadas pelos da luisinha" alusiva ao livro "das palavras". No dia 25 tivemos momentos muito bonitos com recitação de poemas, dramatizações pelo Clube de Teatro e palavras de grande carinho dadas pela nossa homenageada. Com o apoio do Opção:Escola, foi possível dinamizar uma animação de pátio, com um "livro-vivo" que distribuiu poemas aos presentes.
Esperamos que no próximo ano a festa ainda seja maior!!
O nosso programa

A nossa homenageada: Teresa Martinho Marques



Licenciada em Geologia (Ramo Educacional) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Professora de Matemática e Ciências da Natureza do 2º Ciclo do Ensino Básico, na Escola EB2, 3 de Luísa Todi em Setúbal de 1985 a 2004. Actualmente é Professora na Escola EB2, 3 de Azeitão.
Escreve desde que se lembra, mas nunca arranjou coragem para fazer viajar as Palavras para mais longe do que a escola, a família e os amigos – salvo as que Foram cantadas no CD Entre Marés (Piratas do Silêncio – BMG, 1992).
Gosta das palavras sossego, ninho e casulo, mas foi finalmente convencida a pôr a escrita no mundo…
Uma escrita que nasce do Amor, do prazer de ser professora, do prazer de rir e brincar, de cuidar de bichos e de flores, do calor do chá, dos aromas e das cores da Serra da Arrábida, dos sons das palavras tecidas nos livros e nas falas,
e dos silêncios espaços entre elas...
Editou por sua conta e risco em 2004 os livros "Provérbios Despenteados" e "Das palavras" :

Exposição e presença da "nossa" Teresa Marques no dia 25

Exposição de trabalhos “…das palavras e outras histórias contadas pelos da Luisinha ” no Pátio da Escola


Animação do poema "O bibe" pelo Clube de Teatro (dinamizado pela Professora M.José Borracha)



Entrevista pelo Clube de Jornalismo

08 fevereiro 2006

Recepção aos alunos de 5ºAno

O CRE quis mostrar os “cantos da sua casa” aos alunos do 5º Ano!
Para isso, realizou uma animação em torno dos recursos existentes, na semana de 10 a 14 e ainda nos dias 17 e 18 de Outubro com as 13 turmas de 5º ano. De forma a conseguir familiarizar os novos alunos com “a nossa casa”, dinamizámos actividades relacionadas com o manuseamento do fundo documental, visionamento de filmes e audição de CD's musicais. Foi ainda explicado aos alunos o procedimento a ter, nos computadores, para acederem à área da turma e como se encontram aí os documentos organizados.



as fotos que tinhamos "foram-se num acidente" de um disco rígido... :'(
  • Clicar aqui para ver