16 novembro 2007

ACONTECEU... Livros com castanhas!... Huuummmmmmmmmmmmmmmmm!!!

Foi divertido!...

Castanhas a embrulharem livros!...

Vale a pena espreitarmos!

Para lá das folhas os livros aguardavam os leitores impacientes!...






Este livrinho foi o resultado de uma necessidade da 1ª sessão: anotar os livros recomendados e o melhor foi fazê-lo em livro. Registos em folhas de papel… dispersas…leva-os o vento!...


A Salomé tem uma filha na pré–adolescência!E como todos nós convivemos com filhos ou alunos que atravessam várias facetas desse imenso “mar”uma vez calmo, outras vezes revolto… é sempre bom ler para melhor o “lavrar”.

Lembram-se da Eduarda Rosa? Escreveu este livro e a Luísa Leitão embora doente deixou-o com uma mensagem ecológica da Eduarda.

Os Corações também se gastam!

Comprei-o. A capa era fora do vulgar!... O prateado e, sobressaindo a vermelho, “Os corações também se gastam”… Prometia. Li-o num ápice!... Um livro de contos que fala da vida em geral… dos sonhos.

Mais um livro que a Guadalupe aconselhou.

Este livro foi o mote para se falar de política, de políticos,... da nossa juventude...
Tentar compreender o que levou Zita Seabra a abandonar o Partido Comunista Português. Foram essas as razões que levaram a Margarida a comprar este livro e a partilhá-lo connosco. Debate deu, garanto!...


Pinguins!!!???...


Este foi o livro que o Presidente do Conselho Executivo, António Baptista, apresentou. Livro, como referiu, oferecido pelo Presidente da Assembleia de Agrupamento aquando a sua tomada de posse do Conselho executivo para o triénio 2007/2010. Livro pertinente para quem lidera e é liderado. Um pinguim descobre que o Iceberg está a derreter... Há que definir estratégias para salvar a vida do iceberg…

Conhecem Daniel Pennac, “Como um Romance”? Pois bem, deste escritor, o Presidente da Assembleia do Agrupamento, Vítor Ferreira, brindou-nos com entusiasmo de Benjamin Malausséne, ou melhor dizendo, com a saga da família Malaussène. Diz-nos que não leu o último livro desta epopeia familiar... talvez nunca o leia... Não lhe apetece despedir-se... Algo que toca o "Fabuleux destin d'Amélie Poulain" e os fantásticos contextos de Jacques Tati...


"O garoto estava pregado à porta, como um pássaro agoirento. os seus olhos exorbitados eram como os de uma coruja. Eles eram sete, e subiam a escada quatro a quatro... É claro que não sabiam que desta vez lhes tinham pregado um miúdo na porta (...) Um menino-deus crucificado numa porta (...) Belleville já lhes fizera tudo, que mais lhes poderia, ainda fazer?... Mas eles eram sete, e nunca falhavam (...) magnifícos animais sociais (...) comandados por Cissou la Neige, o abre-te sésamo do despejo, o rouxinol da penhora..."

A forma como nos vários livros Pennac fala de França, de Paris, de Bellville…, da vida... do vinho com que se brinda à vida! Um tratado... sobre a vida e sobre os vinhos franceses… E como é S. Martinho!!!…

Sul, Miguel Sousa Tavares. Para a Ângela João, um livro apaixonante!... Um conjunto de crónicas fabulosas… Recomendado para quem gosta de viajar.


A Maria José puxou a brasa à História e às mulheres que ajudaram a construir o nosso país.

Um romance que nos transporta para o dia-a –dia da vida da nobreza: os amores, a infidelidade, a inexistência dos contraceptivos, a mortalidade infantil, o poder da igreja…
D. Filipa de Lencastre uma mulher culta, boa mãe, empreendedora e determinada a mudar os usos e costumes da corte portuguesa tão diferente da sua, a inglesa.

O livrinho foi útil. As notas foram sendo tomadas.




A conversa continuou entre livros e castanhas: Já que o S. Martinho foi o pretexto para falar de Livros.



A filha da Lourdes Pedro levou-a a ler o livro “A Palavra Manipulada” que aqui apresentou e recomendou vivamente.

Mas para a Lourdes Pedro sessão que se preze tem que ser feita em torno da poesia. Por isso, os livros “Musa” de Sophia de Mello Breyner Andresen e “Poemas de Natal”.

Após se ter falado de Zita Seabra leu-se um poema em homenagem a Salgueiro Maia. Por que seria?... Salgueiro Maia, considerado pelos presentes, um grande Português!

Os Poemas de Natal levaram-nos a marcar o próximo encontro...

“Livros com bolo-rei”,
7 de Janeiro de 2008.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home