06 novembro 2007

Comemorações do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Roteiro das Bibliotecas
26 de Outubro de 2007


Visita à Biblioteca Camões aos Jardins da Fundação Calouste Gulbenkian e à Biblioteca Nacional.

Acção que integra a formação dos Alunos Monitores do CRE da Luisinha.

Viaje connosco... Veja como foi!

No dia 26 de Outubro de 2007, nós, os monitores do CRE e os alunos do Clube Cultura e Aventura fomos a Lisboa visitar a Biblioteca Camões e a Biblioteca Nacional.

Começámos por ir à Biblioteca Camões onde fomos muito bem recebidos. Explicaram-nos como funciona a Biblioteca, como se requisitam os documentos, como se faz o Cartão de Leitor, como estão organizados os livros, os CD’s e os DVD’s. Visitámos, em seguida, vários espaços da Biblioteca Camões como, por exemplo, a zona de áudio, a zona de multimédia, a zona dos adultos, a zona lúdica e uma exposição de trabalhos da Faculdade da 3ª Idade (Universidade Sénior).

Conhecemos a mascote da Biblioteca, “O Garfield”. Também ficámos a saber que esta Biblioteca é especializada em livros policiais.





Depois fomos almoçar aos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian.

De seguida, visitámos a Biblioteca Nacional onde só se pode entrar a partir dos 18 anos. Foi uma excepção a nossa visita.

O bibliotecário mostrou-nos livros raros dos séculos XVI e XVIII. Por acaso, um deles estava em muito mau estado, porque estava comido pelos bichos do livro e, possivelmente, não terá mais recuperação. Mostrou-nos, também, o “site”da Biblioteca e como através dele podemos aceder a informações úteis sobre a Biblioteca Nacional – basta, por exemplo, ir ao Google e escrever “bn”.

Depois passámos pela Sala de Leitura, visitámos a Sala de Microfilmes, vimos uma exposição com fotografias da construção da Biblioteca, e, de longe, observámos os depósitos dos livros com janelas muito estreitas que servem para proteger os livros da luz do sol.

Foi um dia muito bem passado e muito divertido.


Texto produzido pelos Alunos Monitores do CRE da Luisinha

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home