30 março 2008

2 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil



DIÁLOGO CULTURAL

2 de Abril de 2008


Diálogo de Culturas em torno do livro infantil, no dia dois de Abril de 2008, no CRE da EB 2,3 de Luísa Todi. Homenagem a Hans Christian Andersen e à escritora neo-zelandesa Margaret Mahy de quem deixamos a mensagem para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil:

«Ainda que certas histórias pareçam nada ter que ver com a vida real (Ó), no final, as que são boas devolvem-nos a nós mesmos. São feitas de palavras, e todos os seres humanos sonham ter aventuras com as palavras».

É isto que vamos oferecer aos nossos alunos: histórias e aventuras em torno das palavras porque, como diz a autora, "A leitura é verdadeiramente apaixonante, não acham?"

Aqui deixamos o nosso cartaz e até breve.




Aconteceu... Dia Internacional do Livro Infantil

No passado dia 2 de Abril de 2008, no Centro de Recursos Educativos da EB 2/3 de Luísa Todi comemorou-se o Dia Internacional do Livro Infantil através de uma exposição e leitura de contos. A exposição estava composta com trabalhos de Niels Fisher tendo, como ponto de partida, os recortes em papel de Hans Christian Andersen. O senhor Niels Fisher pediu a pintores, escultores e ceramistas que fizessem a ilustração de contos de Hans Christian Andersn. Estes trabalhos serão expostos no Museu do Trabalho, em Setúbal, entre 17 de Maio e 29 de Julho de 2008. Na exposição da Escola também se podem encontrar livros de Hans Christian Andersen e ilustrações de alguns dos seus livros. Está exposição foi realizada com o objectivo de assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil e homenagear o escritor Hans Christian Andersen. As turmas envolvidas nesta acção foram o 5º 2ª, o 5º 9ª, o 6º 1ª e o 6º 4ª.

Texto produzido por Inês Mendes, Cátia Lopes e Cátia Santos

Também pode ler no AVELT EM MOVIMENTO (jornal online)


13 março 2008

O Plano Nacional de Leitura faz parte da nossa Escola



O Plano Nacional de Leitura faz parte da nossa Escola

Em 3 a 7 de Março comemorámos a semana da leitura que reuniu em torno dos livros, em contexto de Sala de Aula ou no Centro de Recursos, os alunos, os presidentes dos órgãos de gestão do Agrupamento (presidentes do Conselho Executivo e do Conselho Pedagógico e o presidente da Assembleia de Agrupamento), o Clube Aventura, o Clube de Teatro, o Projecto Opção Escola 2, o Clube de Jornalismo, os monitores do CRE, algumas forças vivas da comunidade (técnicos da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e da Liga de Amigos da Terceira Idade - LATI) e alguns professores.


Livros com Sumo de Laranja


Alunos monitores do CRE promovem livros

11 março 2008



O Plano Nacional de Leitura faz parte da nossa Escola

Em 3 a 7 de Março comemorámos a semana da leitura que reuniu em torno dos livros, em contexto de Sala de Aula ou no Centro de Recursos, os alunos, os presidentes dos órgãos de gestão do Agrupamento (presidentes do Conselho Executivo e do Conselho Pedagógico e o presidente da Assembleia de Agrupamento), o Clube Aventura, o Clube de Teatro, o Projecto Opção Escola 2, o Clube de Jornalismo, os monitores do CRE, algumas forças vivas da comunidade (técnicos da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e da Liga de Amigos da Terceira Idade - LATI) e alguns professores.

Partilharam-se livros!... Escreveu-se poesia!...


A amizade é…
O calor do sol de verão
O amor de todos
Ser amigo
O calor do fogo quando arde
A esperança de ser feliz…
Partilhar o mesmo coração
Estar lá nos bons e maus momentos
Da vida mas ser sempre amigo de quem gosta de nós
Ser amigo é um bem estar
A amizade é o amor, o calor, a felicidade, a
Ajuda, dar e receber e sempre brincar
É uma forma de viver
Que nos dá prazer.

Poema do 6º 5ª


A solidão

A solidão é…
Um ser que
Se sente sozinho
Um sossego que faz arrepiar
Um ser sem ninguém ao seu lado.

É uma tristeza infinita
A solidão é…
Uma vida sozinha
É o ouvir, o cantar dos pássaros
E chorar
É também não ter amigos…

Não ter quem nos dá apoio
E nos diz:
- tem força não desistas,
Enfrenta os teus medos…
Um ser que se sente sozinho
É a solidão…


Natacha Cardoso
6º 5º - nº 15


Dinamização da leitura pela professora Luísa Costa
Turma leccionada pelo professor António Correia


Requisitaram-se livros que aguçaram apetites!... As nossas “objectivas” registaram alguns desses momentos!...


Uma aula diferente

Foi no dia 5 de Março. Tudo aconteceu na sala 8. Eu e a minha turma, fomos surpreendidos. Como era a Semana da Leitura, a Carla, uma professora que dá apoio na LATI - Liga dos Amigos da Terceira Idade, veio à nossa sala contar-nos duas histórias.
Logo depois das apresentações, a Carla disse quais os livros que nos iria ler: “Um peixinho encantado”, de Elsa Pestana Magalhães e “Eu nunca na vida comerei tomate”, de Lauren Child. O primeiro falava sobre um menino que era muito trapalhão e que um dia encontrou um peixe que realizava desejos. O segundo falava sobre uma menina que não gostava de comer nada. Cada história tinha a sua lição de moral.
Depois da Carla acabar de ler os livros, a Margarida, uma colega da nossa turma, leu uma história que ela fez em que as personagens eram a turma toda.
A Carla, no final da aula, deu-nos bombons.
Esta foi uma aula muito especial e divertida.

Ana Rita, Ana Carolina, Iuri, Margarida, Miguel Rebelo, Pedro Tavares - 5º 9ª


“Com as histórias que a Carla leu percebi que nunca devemos julgar as pessoas pela sua aparência e que nunca devemos dizer não aos alimentos só por causa do seu aspecto”.

Miguel Rebelo - 5º 9ª

Carla - LATI (Liga dos Amigos da Terceira Idade)

Carla - LATI (Liga dos Amigos da Terceira Idade)


Uma grande surpresa na aula de Língua Portuguesa

No dia 5 de Março, durante a aula de Língua Portuguesa, eu e o resto da minha turma, estávamos a fazer um trabalho em grupo, quando bateram à porta. Entrou uma professora da Biblioteca perguntando se nós tínhamos pedido um contador de histórias. Nós, sem sabermos de nada, dissemos que não. Mas a nossa professora explicou-nos que era a Semana da Leitura e que aquela senhora vinha contar-nos uma história.
A história chamava-se “Os músicos de Brémen”. Fala-nos sobre um homem que tinha um burro para trabalhar, mas o burro já estava velho. Um dia ele foi-se embora para Bremen e no caminho encontrou um gato, um cão e uma galinha. Tiveram alguns percalços… Em Bremen tornaram-se “Os músicos de Bremen”.
A professora Luísa Leitão, a nossa contadora de histórias, mostrou-nos postais, bilhetes de museu e alguns livros relacionados com esta cidade alemã.
Gostámos muito desta aula.

Joana Nascimento - 6º12ª, nº 12.

Professora Luísa Leitão - BE/CRE da EB 2/3 de Luísa Todi


O presidente do Conselho Executivo do nosso Agrupamento veio à nossa aula de Língua Portuguesa

No dia 3 de Março, o primeiro dia da Semana da Leitura, o professor António Baptista, presidente do Conselho Executivo da nosso Agrupamento, veio à nossa sala de aula ler-nos um poema e falar-nos sobre a leitura.
Eis alguns dos nossos pensamentos sobre o poema e sobre as suas palavras:

“O poema estava muito bonito e mostrava sentimentos profundos. Gostei muito da parte em que o poeta queria dar a lua à sua amada.”

Ana Luísa Soares


“O poema estava muito giro. Mostra que quem o escreveu exprimiu todos os seus sentimentos.”

Andreia Jesus



Também o presidente da Assembleia de Agrupamento participou.

O professor Victor Manuel Ferreira, presidente da Assembleia de Agrupamento, levou ao 5º 2ª a história de "Gutierres , o homem das forças". Esta história incluída no livro "Joaninha à Janela e outras Histórias", de António Torrado, recorda-nos a importância que tem, na nossa vida, estar disponível para ajudar os outros.


Estávamos na Semana da Leitura… ao sabor das tangerinas… Com o projecto “Ler Consigo”

No dia 6 de Março de 2008, na aula de Língua Portuguesa, uma professora chamada Maria José Borracha, que é do Clube de Teatro, veio recitar-nos um poema sobre frutos de Eugénio de Andrade. A professora fez um jogo que era lançar uma tangerina. O aluno que a apanhasse tinha de dizer o nome de um fruto.
Depois a professora descascou as tangerinas e deu-nos um pedacinho de casca para cheirarmos e um gomo para sentir o sabor. Pusemos a casca da tangerina na nossa cabeça e dançámos. Se ela caísse tínhamos que nos sentar. Eu e os meus colegas divertimo-nos muito nesta aula.

Natacha Beijinho - 5º 10ª


04 março 2008

SEMANA DA LEITURA





03 março 2008

Opinião

O TRABALHO QUE NÃO SE VÊ!...

Artigo de opinião da Coordenadora do Centro de Recursos Educativos da EB 2/3 de Luísa Todi, professora Maria José Cruz

Também pode ler no AVELT EM MOVIMENTO (jornal online)


Já lá vão seis meses!... Seis meses de intensa actividade partilhada pelos que trabalham na Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos (BE/CRE) da EB 2/3 de Luísa Todi. Não temos tido mãos a medir para acudir a tantas frentes!...Chegou o momento de fazer um balanço do trabalho produzido por alunos, funcionários e professores. Sim!... Ao contrário do que alguns pensam no CRE trabalha-se. Caso contrário não teria valido a pena a minha candidatura a Coordenadora. Temos dado cumprimento ao Plano de Actividades e estamos a proceder a outro trabalho que não estava previsto, mas que é urgente fazer: a elaboração de documentos, de acordo com as orientações da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e da Rede das Bibliotecas Escolares: Missão e Política da Biblioteca Escolar, Regimento da Biblioteca Escolar, Plano de Acção. Ficará para fase posterior: o registo da definição formal de uma Política de Gestão de Colecções e o Manual de Procedimentos. Estamos, por isso, nesta fase, a proceder à avaliação do fundo documental e a elaborar a estatística, tarefas que levam tempo. Claro que estes documentos terão que ser apresentados e discutidos.Resultante deste trabalho, temos várias preocupações. Uma delas, o 3º Ciclo. O fundo documental que possuímos para o nível etário dos alunos deste Ciclo é reduzido. Já reforçámos, mas o esforço foi claramente insuficiente. Os alunos do 3º Ciclo frequentam pouco o CRE por sua iniciativa. É natural! Como os podemos mobilizar se não tivermos um fundo documental que se constitua como oferta adequada e motivadora? A nossa Escola, apesar de, neste âmbito, se ter candidatado ao Plano Nacional de Leitura não foi contemplada. É pena!... Foram, entretanto, revistas todas as cassetes e estamos a proceder à sua conversão para DVD. Vamos proceder às gravações das cópias dos DVD em articulação com o Plano Tecnológico. Está a ser preciosa a ajuda dos dois jovens estagiários, mas estamos com problemas com equipamentos para proceder às gravações. O Plano Nacional de Leitura continua em marcha e adquirimos mais livros. Em articulação com o Plano Tecnológico estamos a proceder à catalogação dos livros. O sonho é o catálogo informatizado. Já ultrapassámos os seiscentos livros catalogados. Outro trabalho moroso e especializado. A meta para este ano lectivo é de dois mil livros em catalogação informática. Trata-se de compensar os cerca de dois mil registos perdidos. Quando chegámos deparámos com esta situação. Não foi possível recuperar os registos anteriormente guardados. É o que poderá acontecer aos seiscentos livros já catalogados se não vier o dinheiro para comprar o equipamento para o gravar. Tratamos os “livros doentes” que são muitos. É sinal de que os livros são usados pois são muitos os alunos que os procuram na Biblioteca Escolar. No entanto, haverá alguns que são mal usados e, por isso, estamos a tentar, com os professores das diferentes turmas, ultrapassar este problema. Como vêem os professores têm estado a trabalhar. Acompanhamos os alunos no CRE, os alunos monitores, os do Clube de Jornalismo… Por falar disso consultem o jornal ONLINE AVELT EM MOVIMENTO (http://aveltemmovimento.blogspot.com/). E já agora o Blogue do CRE DA LUISINHA (http://creluisinha.blogspot.com/).
Saliento todo o apoio e dedicação prestada pelo Projecto Opção Escola 2, pelo Clube Aventura e pelo Projecto dos Portáteis. As funcionárias, por seu turno, andam numa roda-viva: apoiar os alunos, os professores, limpezas, ligar e desligar equipamentos, no CRE e fora dele, portáteis para baixo, portáteis para cima, por vezes abrir o portão, substituir quem falta, em articulação com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas a criar fatos do século XVIII… A D. Gina e a D. Amélia são os nomes que mais se ouvem. E por quê? Há eficiência, há simpatia!... Há prontidão. Como vêem, elas também trabalham muito.É um trabalho de que todos muito gostamos!... Temos aprendido muito. Temos ido à formação… Depois disto tudo, ainda preparamos as aulas para os nossos alunos e damos aulas. As horas dos docentes afectos ao CRE são suficientes? As horas da equipa são suficientes? As horas da coordenação são suficientes? As 35 horas semanais chegam? Não precisamos das funcionárias? Não precisamos dos professores que lá trabalham? Os alunos que ajudem à resposta.Façam as contas!... Usem a máquina de calcular, se necessário.

Dia de São Valentim

Resultados do Concurso

O dia dos namorados, 14 de Fevereiro de 2008, foi um dia de festa na nossa escola. Foram muitos os alunos concorrentes ao concurso promovido pelos alunos monitores do CRE e pelos alunos do Clube de Jornalismo. Por isso, a tarefa do júri não foi nada fácil. Em breve divulgaremos os poemas.


Alegria na visita à Exposição dos trabalhos vencedores

Os Prémios

Eis os rostos dos vencedores.

1º Prémio

2º Prémio

3º Prémio


Fotos curiosas

O Vencedor não queria acreditar.


Vencedor emocionado!...

  • Clicar aqui para ver