11 março 2008



O Plano Nacional de Leitura faz parte da nossa Escola

Em 3 a 7 de Março comemorámos a semana da leitura que reuniu em torno dos livros, em contexto de Sala de Aula ou no Centro de Recursos, os alunos, os presidentes dos órgãos de gestão do Agrupamento (presidentes do Conselho Executivo e do Conselho Pedagógico e o presidente da Assembleia de Agrupamento), o Clube Aventura, o Clube de Teatro, o Projecto Opção Escola 2, o Clube de Jornalismo, os monitores do CRE, algumas forças vivas da comunidade (técnicos da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e da Liga de Amigos da Terceira Idade - LATI) e alguns professores.

Partilharam-se livros!... Escreveu-se poesia!...


A amizade é…
O calor do sol de verão
O amor de todos
Ser amigo
O calor do fogo quando arde
A esperança de ser feliz…
Partilhar o mesmo coração
Estar lá nos bons e maus momentos
Da vida mas ser sempre amigo de quem gosta de nós
Ser amigo é um bem estar
A amizade é o amor, o calor, a felicidade, a
Ajuda, dar e receber e sempre brincar
É uma forma de viver
Que nos dá prazer.

Poema do 6º 5ª


A solidão

A solidão é…
Um ser que
Se sente sozinho
Um sossego que faz arrepiar
Um ser sem ninguém ao seu lado.

É uma tristeza infinita
A solidão é…
Uma vida sozinha
É o ouvir, o cantar dos pássaros
E chorar
É também não ter amigos…

Não ter quem nos dá apoio
E nos diz:
- tem força não desistas,
Enfrenta os teus medos…
Um ser que se sente sozinho
É a solidão…


Natacha Cardoso
6º 5º - nº 15


Dinamização da leitura pela professora Luísa Costa
Turma leccionada pelo professor António Correia


Requisitaram-se livros que aguçaram apetites!... As nossas “objectivas” registaram alguns desses momentos!...


Uma aula diferente

Foi no dia 5 de Março. Tudo aconteceu na sala 8. Eu e a minha turma, fomos surpreendidos. Como era a Semana da Leitura, a Carla, uma professora que dá apoio na LATI - Liga dos Amigos da Terceira Idade, veio à nossa sala contar-nos duas histórias.
Logo depois das apresentações, a Carla disse quais os livros que nos iria ler: “Um peixinho encantado”, de Elsa Pestana Magalhães e “Eu nunca na vida comerei tomate”, de Lauren Child. O primeiro falava sobre um menino que era muito trapalhão e que um dia encontrou um peixe que realizava desejos. O segundo falava sobre uma menina que não gostava de comer nada. Cada história tinha a sua lição de moral.
Depois da Carla acabar de ler os livros, a Margarida, uma colega da nossa turma, leu uma história que ela fez em que as personagens eram a turma toda.
A Carla, no final da aula, deu-nos bombons.
Esta foi uma aula muito especial e divertida.

Ana Rita, Ana Carolina, Iuri, Margarida, Miguel Rebelo, Pedro Tavares - 5º 9ª


“Com as histórias que a Carla leu percebi que nunca devemos julgar as pessoas pela sua aparência e que nunca devemos dizer não aos alimentos só por causa do seu aspecto”.

Miguel Rebelo - 5º 9ª

Carla - LATI (Liga dos Amigos da Terceira Idade)

Carla - LATI (Liga dos Amigos da Terceira Idade)


Uma grande surpresa na aula de Língua Portuguesa

No dia 5 de Março, durante a aula de Língua Portuguesa, eu e o resto da minha turma, estávamos a fazer um trabalho em grupo, quando bateram à porta. Entrou uma professora da Biblioteca perguntando se nós tínhamos pedido um contador de histórias. Nós, sem sabermos de nada, dissemos que não. Mas a nossa professora explicou-nos que era a Semana da Leitura e que aquela senhora vinha contar-nos uma história.
A história chamava-se “Os músicos de Brémen”. Fala-nos sobre um homem que tinha um burro para trabalhar, mas o burro já estava velho. Um dia ele foi-se embora para Bremen e no caminho encontrou um gato, um cão e uma galinha. Tiveram alguns percalços… Em Bremen tornaram-se “Os músicos de Bremen”.
A professora Luísa Leitão, a nossa contadora de histórias, mostrou-nos postais, bilhetes de museu e alguns livros relacionados com esta cidade alemã.
Gostámos muito desta aula.

Joana Nascimento - 6º12ª, nº 12.

Professora Luísa Leitão - BE/CRE da EB 2/3 de Luísa Todi


O presidente do Conselho Executivo do nosso Agrupamento veio à nossa aula de Língua Portuguesa

No dia 3 de Março, o primeiro dia da Semana da Leitura, o professor António Baptista, presidente do Conselho Executivo da nosso Agrupamento, veio à nossa sala de aula ler-nos um poema e falar-nos sobre a leitura.
Eis alguns dos nossos pensamentos sobre o poema e sobre as suas palavras:

“O poema estava muito bonito e mostrava sentimentos profundos. Gostei muito da parte em que o poeta queria dar a lua à sua amada.”

Ana Luísa Soares


“O poema estava muito giro. Mostra que quem o escreveu exprimiu todos os seus sentimentos.”

Andreia Jesus



Também o presidente da Assembleia de Agrupamento participou.

O professor Victor Manuel Ferreira, presidente da Assembleia de Agrupamento, levou ao 5º 2ª a história de "Gutierres , o homem das forças". Esta história incluída no livro "Joaninha à Janela e outras Histórias", de António Torrado, recorda-nos a importância que tem, na nossa vida, estar disponível para ajudar os outros.


Estávamos na Semana da Leitura… ao sabor das tangerinas… Com o projecto “Ler Consigo”

No dia 6 de Março de 2008, na aula de Língua Portuguesa, uma professora chamada Maria José Borracha, que é do Clube de Teatro, veio recitar-nos um poema sobre frutos de Eugénio de Andrade. A professora fez um jogo que era lançar uma tangerina. O aluno que a apanhasse tinha de dizer o nome de um fruto.
Depois a professora descascou as tangerinas e deu-nos um pedacinho de casca para cheirarmos e um gomo para sentir o sabor. Pusemos a casca da tangerina na nossa cabeça e dançámos. Se ela caísse tínhamos que nos sentar. Eu e os meus colegas divertimo-nos muito nesta aula.

Natacha Beijinho - 5º 10ª


1 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

Finalmente encontrei a profª que me deu o gosto pelos livros,pela pintura,pela educação!Profª Mª José Borracha,que me ensinou e que foi minha directora de turma há cerca de 20 anos,no Alentejo...Ainda recordo a caderneta dos "Bons",os livros de Dali e os lanches na sua casa!Gostava de a voltar a ver,de dizer-lhe que também hoje sou professora!Que eu marque os meus alunos,como a professora me marcou a mim!
Um grande beijinho
Sílvia Dias

9:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home