20 janeiro 2010

Cadeirão de Leitura

Uma rede de leitura organizada no Agrupamento


O Cadeirão de Leitura foi uma proposta dos alunos do 5º 4ª feita à directora de Turma, professora de Língua Portuguesa, Ângela João. Pretendiam partilhar lleituras entre si com os livros recebidos no âmbito do Plano Nacional de Leitura e não só. Esta actividade concretizou-se na Biblioteca Escolar para comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. A actividade era interessante. Por seu turno, os alunos do 7º 2ª (onde se integram alguns dos monitores da BE/CRE) propunham, em Estudo Acompanhado, algo semelhante à sua directora de Turma, professora de História, Luísa Ferreira.

Eis os passos:

1º - Dá-se um prazo aos alunos para eles lerem um livro. (Podemos aproveitar a troca de livros dos próprios alunos, os recebidos no âmbito do PNL, ou requisitados no BE/CRE);

2º - Os alunos apresentam os livros que leram à turma. (É melhor dividir as apresentações por duas aulas distintas). É obrigatório trazerem os livros e apresentá-los (visualmente) à turma fazendo, oralmente, a respectiva referência bibliográfica. O aluno faz um pequeno reconto oral da história e lê um excerto da obra (no máximo uma página A4);

3º - Depois do livro ser apresentado à turma, percorre a sala de aula para os alunos poderem consultá-lo ao mesmo tempo que decorrem as apresentações;

4º - No final, os alunos votam “A leitura que mais gostei” e “O livro que mais gostei”;

5º - As capas dos respectivos livros são fotocopiadas e registados os nomes dos dois alunos vencedores. Estes registos podem ser afixados na sala de aula e entregues os respectivos dados no BE/CRE;

6º - Os alunos vencedores irão apresentar os seus livros a uma turma a acordar entre a professora de Língua Portuguesa e a Professora Bibliotecária;

7º - No 3º período organizar-se-á um encontro dos alunos no BE/CRE denominado “Livros com sumo de laranja” onde os alunos das várias turmas e vários ciclos, que participaram nesta rede e venceram na sua turma, poderão conviver e partilhar as suas experiências e as suas leituras.

E as imagens:

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home